Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Após chuvas de 2011, sede da OAB/Friburgo é reinaugurada

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 12 anos

    Nesta quarta-feira, dia 12, foi reinaugurada a sede da OAB/Nova Friburgo. A antiga casa, atingida pelos alagamentos da tragédia de 2011, passou por ampla reforma e foi adequada aos padrões do projeto OAB Século 21.

    Divididos em três andares estão o auditório, ampliado de 40 para 80 pessoas, duas salas de aula preparadas para transmitir os cursos teleprensenciais, seis banheiros, inclusive um adaptado para cadeirantes, gabinete, secretaria, sala de reunião e salão de festas. Também há computadores e móveis novos, além de aparelhos de ar-condicionado.

    Aqui está o dinheiro da nossa anuidade

    Carlos André Pedrazzi

    Presidente da OAB/Friburgo

    "É um dia muito especial para os advogados da 9ª Subseção. Esta sede, equipada com todo o aparato tecnológico, toda a estrutura que os advogados devem dispor para executar seu trabalho, foi muito sonhada. Nossa casa foi transformada por esta brilhante gestão da OAB/RJ, pautada pela austeridade. Aqui está o dinheiro da nossa anuidade, que retorna em forma de inúmeros serviços, disse o presidente da OAB/Nova Friburgo, Carlos André Pedrazzi.

    Todos os móveis que ocupam a nova sede, assim como as instalações elétricas, foram feitos pela equipe de marceneiros e eletricistas da Seccional. Segundo Felipe, a ideia surgiu quando a Ordem decidiu modernizar as salas e sedes, mas não possuía verba.

    "Wadih me deu de presente a tarefa de modernização, mas não tínhamos o dinheiro disponível em caixa para executar o trabalho. Se precisássemos pagar para uma empresa terceirizada, ele não seria possível. Por isso, montamos uma equipe na própria OAB. Esses funcionários foram indispensáveis para que o projeto OAB Século 21 acontecesse", contou ele.

    Ali [no momento das chuvas] compreendemos que nossos interesses corporativos seriam muito mesquinhos se não entendêssemos que uma parcela mais ampla da sociedade precisava de nós
    Wadih Damous
    Presidente da OAB/RJ

    Também presente à inauguração, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, fez um discurso emocionado. Ao relembrar o cenário que viu ao chegar à cidade logo após as enchentes e desabamentos, o presidente elogiou a postura da população e a da OAB.

    "Aquelas lembranças nunca vão sair da minha memória. Ali nós compreendemos que nossos interesses corporativos seriam muito mesquinhos se não entendêssemos que uma parcela mais ampla da sociedade precisava de nós. E a subseção compreendeu. Quando cheguei, encontrei Pedrazzi já de botas, fazendo tudo o que podia para ajudar. Desde então, a reforma da sede se tornou uma obsessão para mim. Eu poderia não conseguir inaugurar nenhuma outra, mas esta teria que conseguir. Também não poderia deixar de estar aqui hoje. A nova sede traduz a valentia e o destemor do povo e dos advogados da cidade. Ela está de pé, como Friburgo também está", afirmou o presidente.

    Funcionários foram homenageados

    Na época da tragédia das chuvas, uma equipe de funcionários da OAB/RJ e da Caarj foi enviada para ajudar a subseção na assistência às vítimas. Na época, eles trabalharam voluntariamente entregando alimentos e água e limpando escritórios de advogados atingidos. Para chegar às áreas mais isoladas, a equipe usava uma pick-up da Seccional e diversas vezes percorria distâncias a pé, em meio a escombros e alagamentos.

    O momento mais comovente foi o do resgate de uma jovem e sua filha de três meses de idade, feito por um dos funcionários. Elas estavam presas em casa, após o imóvel ficar ilhado em uma inundação e pediram socorro no momento em que o veículo da OAB passava pelo local.

    Na cerimônia de inauguração, Pedrazzi agradeceu a ajuda dos funcionários e homenageou três deles, que estavam presentes, em nome da equipe."Esses verdadeiros guerreiros fizeram um trabalho silencioso e ajudaram muitas pessoas. Eles foram aos guetos da cidade levar mantimentos, chegaram a locais onde nem mesmo a Defesa Civil conseguiu chegar. Esperamos o dia de hoje, que é um dia muito importante para a subseção, para prestar nossa homenagem", afirmou Pedrazzi.

    Receberam a congratulação os funcionários Carlos Alberto Alves, Igor Casciano e Gilson Câmara. Também fizeram parte do grupo que atuou em Nova Friburgo Teófilo Oliveira, Sérgio Hetel, Luis Albino, Francisco Rodrigues, Joel dos Santos, Altamiro Franklin, Evilázio Ferreira e João Batista.

    Cada do Advogado de Bom Jardim

    Além da sede de Nova Friburgo, os advogados da região terão mais outro espaço para trabalhar. Será inaugurada nesta sexta-feira, dia 14, às 18h, a Casa do Advogado de Bom Jardim. Segundo Pedrazzi, o local - uma loja com dois pavimentos - tem sala para reuniões, escritório compartilhado e computadores que podem ser usados gratuitamente pelos colegas."Já existe uma sala no Fórum local, mas ela é um cubículo, além de estar inserida no pior Fórum do estado em termos de estrutura. Os colegas precisam de melhores condições de trabalho, por isso criamos um novo espaço na cidade", explicou o presidente da 9ª Subseção.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-chuvas-de-2011-sede-da-oab-friburgo-e-reinaugurada/100059832

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)