Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Homenagens a cadete morto durante treinamento militar

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 12 anos

    Morto há 22 anos durante exercício de sobrevivência na selva, o cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) Márcio Lapoente da Silveira foi homenageado neste domingo, dia 7, com a inauguração de uma placa permanente, localizada na própria academia. A iniciativa é fruto de Acordo de Solução Amistosa, intermediado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH/OEA) com a família do cadete, no qual o Estado brasileiro reconhece que houve violações. A OAB/RJ foi representada no evento pela presidente de sua Comissão de Direitos Humanos, Margarida Pressburger.

    Acordo

    Se vivo, Lapoente teria quarenta anos. Em 1990, ainda calouro, foi vítima de agressões e torturas por parte de oficiais aliadas à conivência de um corpo clínico do Exército durante o curso de formação de oficiais. Desde então, seus pais tentaram sem sucesso responsabilizar o comandante da academia, os instrutores e os médicos que acompanhavam o treinamento.

    Com a demora na solução do caso, a CIDH/ OEA foi acionada, influenciando no reconhecimento por parte do Ministério da Defesa, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, da Advocacia Geral da União, do Ministério das Relações Exteriores e do Exército brasileiro, perante a sociedade, de que foram cometidos abusos contra o cadete

    No dia 17 de setembro, o coronel reformado do Exército José Gobbo Ferreira impetrou, por meio de seu advogado Pedro Ivo Moézia de Lima, mandado de segurança tentando impedir a execução do acordo, que prevê, entre outras coisas, o amplio do ensino de Direitos Humanos no currículo de formação militar. Não obteve sucesso. Moézia é citado em seis processos do projeto Brasil Nunca Mais, que tem por objetivo dar publicidade a fatos ocorridos durante a ditadura militar. Ele, como capitão de infantaria do Exército, teria desenvolvido atividades no DOI-Codi/SP no início da década de 70 e participado de diligências e investigações do aparato de repressão.

    Também estiveram presentes à Aman o presidente da OAB/Resende, Samuel Carreiro; o Conselheiro do Ministério das Relações Exteriores André Saboya; o comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Martins Peri; a presidente e a vice do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, respectivamente Victoria Grabois e Cecília Coimbra e membros do Mecanismo de combate à tortura do estado.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações456
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homenagens-a-cadete-morto-durante-treinamento-militar/100119154

    Informações relacionadas

    Notíciashá 12 anos

    Grupo de Trabalho Araguaia retoma atividades nesta segunda

    OAB - Rio de Janeiro
    Notíciashá 12 anos

    Estado admite culpa em morte de cadete

    Notíciashá 10 anos

    Não houve erro histórico, diz general sobre Jango antes de novo enterro

    Notíciashá 12 anos

    Grupo de Trabalho do Araguaia relata avanço em buscas por mortos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)