Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estoque de ações cresce 5% nos tribunais superiores

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 12 anos

    O número de processos recebidos pelos tribunais superiores continua a ser maior que a capacidade das Cortes em julgá-los.

    O relatório Justiça em Números de 2011, que será divulgado na segunda-feira pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostra que o melhor colocado, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), só conseguiu finalizar 42,5% dos 370,8 mil processos que entraram ou estavam em estoque. O levantamento, realizado desde 2004, não inclui o Supremo Tribunal Federal (STF), única Corte livre da fiscalização do CNJ.

    Segundo dados aos quais o Valor teve acesso, o estoque de processos dos tribunais superiores cresceu 5% em relação a 2010. O resultado é considerado positivo para o CNJ. Dos 469,3 mil casos novos que entraram em 2011, 369,6 mil (79%) foram julgados e finalizados, ou seja, não houve recurso. Só o Superior Tribunal de Justiça (STJ), incumbido de julgar violações à legislação federal, finalizou 204,6 mil dos 295,1 mil processos recebidos.

    Dos processos pendentes de anos anteriores nos tribunais superiores, 94,6% foram finalizados em 2011. O percentual, porém, não inclui o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que não divulgou seu estoque ao CNJ.

    O TST, por exemplo, começou 2012 com quase 150 mil processos pendentes dos anos anteriores. Isso porque, em 2011, dos 370,8 mil recursos novos e de estoque os ministros julgaram 157,8 mil. A expectativa do tribunal é diminuir o estoque neste ano a partir da Certidão Negativa de Débito Trabalhista (CNDT). A comprovação de regularidade com dívidas trabalhistas passou a ser exigida em janeiro para as empresas que participam de licitação pública. Segundo o TST, mais de 370 mil processos foram finalizados com o pagamento de dívidas para a retirada de certidões.

    O CNJ também tem criado mecanismos para reduzir a carga de trabalho do Judiciário. A expectativa do conselho é que cerca de 26 mil novas ações tenham sido ajuizadas em 2011 nas esferas estadual, federal e trabalhista. Em 2006, foram 21,7 milhões e em 2010, 24,2 milhões. O aumento, porém, pode ser explicado, em parte, pela inclusão das justiças militar e eleitoral na pesquisa.

    O coordenador do Justiça em Números, o conselheiro e juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, José Guilherme Vasi Werner, não comentou os números. Afirmou, porém, que o CNJ tem uma estratégia traçada para tentar reduzir a quantidade de novos processos judiciais. Os números são avassaladores, disse, referindo-se ao volume registrado até 2010.

    Além do incentivo às conciliações e implantação do processo judicial eletrônico, o Conselho quer rastrear e detalhar as causas que levam as pessoas ao Judiciário. Com as informações de movimento processual e dos maiores litigantes, o CNJ objetiva ter um panorama completo do problema para buscar soluções.

    Segundo Vasi Werner, uma das ideias é formar parcerias com agências reguladoras, que poderiam impor multas mais pesadas para concessionárias de serviços públicos. O órgão também pretende abrir diálogo com empresas, bancos e com o próprio Estado que são frequentemente réus em ações judiciais. A identificação das causas é um passo mais complexo que pode demorar [para ser efetivada], pois dependemos do processo eletrônico, diz o conselheiro.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estoque-de-acoes-cresce-5-nos-tribunais-superiores/100148384

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)