Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vara trabalhista em Maricá vai diminuir ida de colegas a Niterói

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 11 anos

    A última sexta-feira, dia 8, foi dia de dupla inauguração em Maricá. Juntamente com a Vara do Trabalho do município, foi aberta aos advogados a nova Sala da OAB, que funciona no mesmo edifício, localizado na Avenida Roberto Silveira, nº 140, no Centro. Segundo o presidente da 38ª Subseção, Amilar Dutra, o momento é de comemoração. "Desde a minha primeira gestão, vinha lutando pela Vara do Trabalho. Agora que conseguimos, a alegria é muito grande. É como se fosse um filho nosso ", disse ele, lembrando que o

    primeiro passo para que a serventia se tornasse realidade foi dado pela Ordem em 2007, com a criação do Posto Avançado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

    De acordo com Amilar, Maricá está passando por um processo de crescimento econômico e populacional motivado pela criação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e, consequentemente, a demanda processual também está aumentando. Por isso, a serventia é tão necessária.

    "O município está vivenciando explosões demográfica e econômica. São várias empresas se instalando na cidade e isso tem reflexos na Justiça do Trabalho. Com a nova vara, serão beneficiados todos os que estão envolvidos neste processo de crescimento, como população, empresários e, especialmente, os advogados, que não precisam mais ir a Niterói para trabalhar", comentou.

    Criada pela Lei nº 12.625/2012 originalmente para Niterói, a vara foi destinada à Maricá após a aprovação da proposta de descentralização da jurisdição da Comarca de Niterói, tem junho de 2012. A expectativa é que a serventia reduza o número de ações trabalhistas distribuídas em Niterói.

    Processo eletrônico

    A recém-criada serventia já começou a operar utilizando o Processo Judicial eletrônico (PJe). Por conta disso, não são aceitos nela autos físicos e as petições iniciais só podem ser distribuídas eletronicamente. Para o presidente do TRT, desembargador Carlos Alberto Araújo Drumond, isso não será um obstáculo.

    "Acredito que os advogados de Maricá não terão dificuldade em trabalhar com o novo sistema, que possibilita acesso pela internet em qualquer parte do mundo. Via de regra, o número de ações aumentou onde o sistema foi implantado", disse ele, ao jornal O Fluminense .

    O presidente da 38ª Subseção garantiu que a OAB/Maricá fará sua parte para ajudar. "Os funcionários da sala receberão treinamento sobre o PJe no Rio de Janeiro. Eles estarão aptos para auxiliar os advogados que não estiverem familiarizados com o sistema de processamento eletrônico", afirmou Amilar.

    Equipada com computadores e impressora multifuncional, a nova Sala da OAB funciona no 8º andar do prédio. "É fundamental que eles possam contar com um espaço assim próximo à Vara do Trabalho. Eles terão conforto para trabalhar", declarou.

    A sala recebeu o nome do fundador da OAB/Maricá, o advogado José Carlos da Silva.

    Na ocasião das inaugurações, também foi realizada a cerimônia de posse do juiz Francisco de Assis Macedo Barreto, que assumiu a titularidade da Vara Trabalhista.

    Estiveram presentes o prefeito de Maricá, Washington Quaquá; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Horta (PT); o secretário-geral da OAB/RJ, Marcus Vinicius; e os filhos do advogado homenageado na Sala da Ordem Marcelo Oliveira da Silva, Milena Oliveira da Silva e Maria Oliveira da Silva, entre outros.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vara-trabalhista-em-marica-vai-diminuir-ida-de-colegas-a-niteroi/100389037

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)