Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Uniformização de juizados desafoga Supremo Tribunal

Publicado por OAB - Rio de Janeiro
há 11 anos

O Congresso Nacional deve começar a analisar a minuta do projeto de lei que cria a Turma Nacional de Uniformização (TNU) de Jurisprudência dos Juizados Especiais Estaduais e do DF.

O documento que foi aprovado na última semana pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça pretende minimizar divergências dos Juizados Especiais à jurisprudência do STJ. O projeto, que propõe alterações na Lei 12.153/09 foi elaborado por uma comissão criada pelo presidente Felix Fischer e coordenada pelo ministro Luís Felipe Salomão.

Segundo o coordenador, o sistema dos Juizados Especiais corre o risco de entrar em colapso por conta do excessivo volume de causas. "Sem um sistema que funcione quando haja divergência entre turmas de estados diferentes, ele entra em colapso, por conta da multiplicidade de recursos", diz Salomão.

Ele também ressaltou em seu relatório que a criação da TNU estadual não vai desvirtuar as finalidades próprias dos Juizados Especiais estaduais, regidos pelos princípios da celeridade, informalidade e simplicidade.

De acordo com Ricardo Alves, sócio do Fragata e Antunes Advogados, uma das maiores bancas brasileiras especializada em direito das relações de consumo, o número de reclamações ao STJ aumentou exponencialmente desde 2009 com o reconhecimento, pelo Supremo Tribunal Federal, da competência do STJ em garantir a eficácia de suas decisões frente aos julgados das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Estaduais, atuando assim como órgão harmonizador das decisões dos juizados. "A principal razão para o significativo aumento do número de reclamações ao STJ, que saltou de 150 em 2009 para 2.300 em outubro de 2011, é que esse instrumento desde o início foi utilizado para reexame de assuntos que deveriam ser limitados à competência da Justiça Estadual, o que acabou por motivar a criação da TNU".

Na opinião de Alves, que é especialista em direito das relações de consumo e membro da Comissão dos Juizados Especiais Estaduais da OAB/RJ, com a criação da TNU, a tendência é a de que as questões menos complexas sejam pacificadas, evitando que o litígio chegue ao STJ. "A uniformização impedirá que as decisões dos Juizados sejam conflitantes entre si e colocará fim a interpretações sui generis que alguns juízes, poucos felizmente, acabam dando às leis", conclui.

O trabalho realizado pela comissão focou na organização do sistema recursal dos juizados especiais. "O propósito nunca foi o de enxugar o papel do STJ, mas de dar lógica ao sistema e agilizar a prestação jurisdicional, possibilitando que os conflitos sejam solucionados de maneira mais simples", afirmou Salomão.

De acordo com a proposta, a TNU terá competência para processar e julgar o incidente de uniformização de interpretação de lei federal, em questões de direito material, quando houver divergência entre decisões de turmas recursais de diferentes regiões ou decisão de uma turma recursal proferida em contrariedade à súmula ou jurisprudência dominante do STJ.

Para a advogada Flávia Safadi Ubaldo, sócia do Marcelo Tostes Advogados, a criação da TNU poderá trazer grandes benefícios a todos que lidam diariamente com as demandas oriundas dos Juizados, "podendo gerar inclusive, uma redução nas demandas que trazem questões que já poderiam estar pacificadas pela Turma". A especialista lembra que os Juizados Especiais surgiram com o intuito de dar maior efetividade ao acesso à Justiça. Contudo, com o aumento considerável dessas demandas ditas "pequenas causas", os operadores do direito se viram diante de Juizados que muitas vezes "deixam de aplicar a legislação pertinente, que alteram o rito procedimental e, principalmente, decidem de forma dissonante em casos idênticos, gerando grande insegurança jurídica", diz ela.

O advogado Paulo Henrique dos Santos Lucon, vice-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), considera que o projeto de lei que cria a TNU representa um grande avanço na uniformização da interpretação do direito nos Juizados Especiais Estaduais e é "uma iniciativa louvável". "Decisões diametralmente opostas fazem parte do Poder Judiciário, mas é imperioso haver um mecanismo que viabilize, em dado momento, um único entendimento a respeito de determinado assunto", afirma. Ele explica que a falta de um órgão que uniformize a interpretação da legislação federal no sistema dos Juizados Especiais Estaduais faz com que ocorram decisões díspares sobre os mais variados temas. "E essa insegurança colabora com a descrença por parte da população em relação aos órgãos que compõem os Juizados Especiais Estaduais", ressalta.

O ministro que coordenou o projeto destacou que, "mais do que uma medida direcionada a reduzir o volume de processos que chega por meio de reclamação ao STJ, as alterações propostas visam garantir a efetividade da própria função institucional da Corte de Justiça, que é, em última análise, a de garantir a uniformidade da interpretação da legislação federal", concluiu Salomão.

  • Publicações13410
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniformizacao-de-juizados-desafoga-supremo-tribunal/100556628

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Penso que essa ideia da criação das Turmas de Uniformização da Jurisprudência em nível dos Juizados Especais Estaduais e no Distrito Federal, é excelente; não só para desafogar o STJ, mas também para dar maior celeridade as decisões dos Juizados Especiais, acabar com decisões consideradas estapafúrdias em questões similares proferidas por um mesmo Juiz ou Turma Recursal; além é claro de uma maior celeridade dos julgamentos, e com isso evitando-se uma maior sobrecarga da Justiça Comum Ordinária. continuar lendo

Inicialmente, considerei uma ideia muito boa, mas analisando melhor, penso que corremos o risco de “engessar” nossos juizados. Decisões estapafúrdias sempre existirão, em todas as instâncias, somos seres humanos... erramos ou acertamos, pensamos diferente, temos o direito de divergir... Mas meu medo é que seja deixado de lado a individualização de cada caso e seja sempre aplicada uma decisão de praxe, conforme uniformização do assunto. Isso poderá até dar celeridade aos casos, mas também poderá criar injustiças. continuar lendo

Muito bom continuar lendo