Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Vitória contra mercantilização da advocacia

Publicado por OAB - Rio de Janeiro
há 10 anos

A OAB/RJ conquistou, na última segunda-feira, dia 10, uma vitória contra a mercantilização da advocacia. Após interposição de apelação por parte da Seccional, a 6ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) reformou, por unanimidade, a sentença que permitia à empresa Youlaw oferecer serviços advocatícios como se fossem produtos de uma relação típica de consumo. Com isso, o grupo fica proibido de oferecer, divulgar e anunciar seus planos jurídicos, que abrangiam diversos serviços pelo valor de R$ 150.

Em 2012, a Ordem ajuizou ação de obrigação de não fazer contra a Youlaw. Na ocasião, o Juízo da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária julgou improcedente o pedido da Seccional, usando como fundamento o princípio do acesso à Justiça. Isto é, caso fosse restringida a permissão ao serviço oferecido pela empresa, o acesso dos jurisdicionados ao Poder Judiciário estaria em risco.

Para o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, a mercantilização da classe atinge apenas os colegas. "Todos os cidadãos ficam vulneráveis. Assim como lutamos pela qualidade do ensino jurídico, não podemos permitir que a advocacia seja tratado como um mero produto de consumo", afirmou.

  • Publicações13410
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações930
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vitoria-contra-mercantilizacao-da-advocacia/113959660

Informações relacionadas

Vitor Lima, Advogado
Artigoshá 6 anos

Aceite a mercantilização da advocacia e mude!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)