Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Para Wadih, UPP reproduz modelo de violência contra os moradores

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 10 anos

    O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous, fez duras críticas ao modelo de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), implantado pelo governo do Rio de Janeiro, ao comentar o protesto de moradores da comunidade Pavão-Pavãozinho, ocorrido nesta terça-feira, em razão da morte de um dançarino na área. Segundo ele, "as UPPs têm reproduzido o modelo tradicional da segurança pública: violência contra os moradores".

    Damous disse que as UPPs "não ganham corações e mentes nas favelas do Rio, pois viraram força de ocupação. Não era com esse tipo de atitude que elas foram anunciadas, anos atrás". Moradores da área onde houve a manifestação afirmam que Douglas Rafael da Silva Pereira, 25 anos, foi espancado até a morte por policiais da unidade pacificadora. A Polícia Militar (PM) diz que foi acionada para retirar o corpo de Douglas de dentro de uma escola.

    O representante da OAB ainda analisou, "o problema é que a PM enxerga os moradores dessas áreas como inimigos. Odeia pobres, embora os seus efetivos sejam recrutados entre eles. A" invasão social "nunca saiu do papel. Os policiais expulsam os pobres sem moradia de latifúndios urbanos abandonados e não os protegem de seus algozes, traficantes armados. Só pode dar no que deu no Pavão-Pavãozinho".

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-wadih-upp-reproduz-modelo-de-violencia-contra-os-moradores/117324437

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)