Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB é contra financiamento público de campanhas eleitorais

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 13 anos

    O Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou ontem no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação de inconstitucionalidade (Adin) contra o financiamento público de campanhas eleitorais. A Adin ataca diretamente doações de empresas a campanhas e partidos políticos e defende a criação de lei específica para estabelecer um limite per capita para doações de pessoa física.

    A ação ainda questiona a possibilidade do candidato a um cargo eletivo poder colaborar de forma ilimitada para sua própria campanha ou partido.

    O objetivo, de acordo com o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, é reduzir a influência do poder econômico de partidos e candidatos no resultado das eleições. "É fundamental limitar ditas doações, para não permitir que a desigualdade econômica, disseminada em nossa sociedade, se converta em desigualdade política", diz a ação apresentada pela Ordem.

    A OAB ainda rejeita a hipótese de que a única opção possível para combater a corrupção no processo eleitoral seja o financiamento público de campanha.

    "Mas, no mínimo, devem ser estabelecidos limites e restrições significativas ao financiamento privado, para proteger a democracia de uma influência excessiva e deletéria do poder econômico", defende a entidade.

    "Sem a presença da sociedade no debate, sem a organização de movimentos, nada será aprovado no Congresso. Apenas a pressão popular será efetiva em provocar o Legislativo" , afirmou o senador Pedro Taques (PDT-MT).

    Para o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Tarcísio Holanda, a questão do financiamento público de campanhas é a "mãe de todas as batalhas" na discussão sobre o combate à corrupção no meio político. "O financiamento dá todo pretexto para situações ilegais no processo eleitoral. A corrupção nunca vai acabar, mas podemos reduzila a níveis compatíveis com os observados em países civilizados, se tivermos uma estratégia concreta sobre a questão do financiamento", afirmou Holanda, que participou de reunião de representantes de entidades da sociedade civil e um grupo de senadores com o presidente da OAB.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações317
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-e-contra-financiamento-publico-de-campanhas-eleitorais/2830605

    Informações relacionadas

    Daniel Maidl, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    É possível um advogado transferir os poderes concedidos pelo seu cliente, para um outro advogado?

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 13 anos

    OAB pede inconstitucionalidade da doação de empresas a candidatos e partidos

    Procuração / substabelecimento de procuração.

    Danielli Xavier Freitas, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Campanha para eleição da OAB só pode ter início após pedido de registro da chapa

    Notíciashá 6 anos

    Eleições da OAB !? Como funciona?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)