Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

STF: taxa cobrada por associações de moradores é ilegal

Publicado por OAB - Rio de Janeiro
há 13 anos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que é ilegal a cobrança obrigatória de taxa por parte de associações de moradores. A prática tem sido comum, especialmente no Rio, onde as entidades fecham espaços públicos, como se fossem condomínios, e exigem contribuição financeira dos moradores. Na ação, os advogados argumentaram que permitir esse tipo de cobrança era uma forma de dar respaldo a uma atividade comparável à das milícias.

A decisão foi tomada no julgamento de um recurso apresentado à súmula 79, editada pelo Tribunal de Justiça do Rio, permitindo a prática. "Em respeito ao princípio que veda o enriquecimento sem causa, as associações de moradores podem exigir dos não associados, em igualdade de condições com os associados, que concorram para o custeio dos serviços por elas efetivamente prestados e que sejam do interesse comum dos moradores da localidade", diz a súmula, tomada levando em conta a incapacidade do poder público de oferecer segurança suficiente aos moradores de um condomínio no Rio.

A primeira turma do STF discordou da tese. O relator, ministro Março Aurélio Mello, argumentou que não se pode criar uma taxa sem lei que a preveja. Os outros quatro integrantes do colegiado concordaram.

"Colho da Constituição federal que ninguém está compelido a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa se não em virtude de lei", disse Março Aurélio."Ninguém pode ser compelido a associar-se ou a permanecer associado".

  • Publicações13410
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11592
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-taxa-cobrada-por-associacoes-de-moradores-e-ilegal/2843367

Informações relacionadas

Elisabete Aloia Amaro, Advogado
Artigoshá 13 anos

Supremo declara inconstitucional cobrança de condomínio em vilas e ruas fechadas

Heitor Martins Macharelli, Advogado
Artigoshá 3 anos

A constitucionalidade da cobrança de taxas de manutenção por Associações de Proprietários de lotes

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança - de Associação de Moradores do Residencial Ana Maria

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estou passando por um caso semelhante porem meu advogado me informou que nao sabe mais nem oque fazer pois aparentemente nossos legisladores aparentemente não estão nem se dando ao trabalho de ler os argumentos gostaria muito que caso houvesse algum advogado que pudesse nos auxiliar no caminho a ser seguido entrassem em contato urgente deixo a seguir o número do processo e email para que se possível receba uma orientação
Casaartex@hotmail.com
Processo 00143679020118190211

Peço ajuda e desde ja agradeço continuar lendo

Procure o defesa popular.
Entre no Facebook ou YouTube, você vão ver os vídeos e contatos. continuar lendo

Tem associação que não faz nada e a única. O pouco que é feito no bairro é pela prefeitura. Os postes são da Eletropaulo. Água Sabesp. Coleta de lixo prefeitura e rede de esgoto não tem .aí te falo estas associaçãoes so é mantida para o enriquecimento sem causa!!! Resumindo acharcar OS moradores que já paga seu IMPOSTOS. continuar lendo

Ta ai a maior praga que eciste no mundo, são esses lixos dessas travestidas de falsos condomínios são milicianos ninguem é obrigado paga nada. continuar lendo

No meu caso, alguns juízes de itapevi, os quais a advogada do loteamento irregular e clandestino denominado clube de campo recanto verde, diz de boca cheia que, conhece todos, deu a ação comtra mim, desrespeitando a nossa Constituição Federal.
Esses juízes que não respeita a nossa Constituição Federal, devem ter seus diplomas, casados ou exonerado... continuar lendo