Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Itinerante do TJ é inaugurada na Rocinha

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 12 anos

    Cerca de 50 moradores da Rocinha foram atendidos, ontem, na inauguração do programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), de acordo com membros do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (Deape) do tribunal. A iniciativa, que expande a prestação jurisdicional em lugares de difícil acesso à Justiça, teve como maior demanda na região processos de registro de nascimento, inclusive os tardios, transformação das uniões estáveis em casamentos, problemas com concessionárias, brigas entre vizinhos e questões de família.

    O presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, disse que o ônibus do programa funciona como um cartório sobre rodas, com salas de audiência, que têm como principal objetivo atender o interesse público.

    Integram a equipe de cada ônibus da Justiça Itinerante um juiz de direito, um promotor de Justiça e um defensor público, além de serventuários da Justiça e pessoal de apoio: motorista, segurança e técnico de informática.

    "Estamos indo às comunidades mais carentes para que a população dessas localidades possa exercer efetivamente a cidadania", disse o desembargador Manoel Alberto, lembrando que este é o 16º posto de atendimento da Justiça Itinerante no estado do Rio e que, no ano passado, o programa foi levado à Cidade de Deus, ao Complexo do Alemão, à Vila Cruzeiro e ao Batan.

    A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora da Justiça Itinerante, garantiu que a população não precisa ter ansiedade para ser atendida pelo projeto, já que o ônibus estará na região todas as terças-feiras, das 9h às 15 horas, com pequenos intervalos apenas em janeiro e julho, para a manutenção do veículo. Além disso, lembrou que o projeto também leva informação às pessoas, com a distribuição de cartilhas que explicam os direitos e deveres dos cidadãos.

    As primeiras sentenças proferidas do dia foram as de Rafael e Antônio Marcos Santos da Silva, de 21 e 22 anos, respectivamente, determinando o registro civil de ambos. Eles não tinham certidão de nascimento, pois a mãe, a dona de casa Maria Santos de Souza, havia perdido o certificado de nascimento da maternidade e, segundo ela, não tinha dinheiro e nem tempo para realizar o procedimento judicial. "Para mim, meus filhos acabaram de nascer de novo. Agora, eles vão poder ir em busca de empregos decentes e voltar a estudar", afirmou Maria.

    Rafael e Antônio deram entrada no processo de registro tardio no dia 28 de janeiro, durante o projeto Justiça em Ação, promovido pelo TJ-RJ.

    Ontem, a juíza Renata Machado Amaral, responsável pela Justiça Itinerante da Rocinha, proferiu a sentença, depois de realizados todos os procedimentos necessários, incluindo a aferição das digitais e a colheita dos depoimentos das testemunhas.

    O delegado Fábio Barucke, da 15ª DP da Gávea, disse que a instalação do programa na Rocinha também ajudará o trabalho policial, que poderá operar em parceria com o Judiciário.

    Ele afirmou que remeterá à juíza Renata Machado Amaral, por exemplo, pedidos para concessão de medidas protetivas de urgência mais graves, para dar mais agilidade ao processo, o que beneficiará a população. "A vinda do programa é importante para atender uma comunidade que antes ficava à mercê do tráfico", disse Barucke.

    O projeto Justiça Itinerante atende os municípios de Mesquita, Comendador Levy Gasparian, Tanguá, Macuco, Campos dos Goytacazes (no Distrito de Tocos e em Santo Eduardo), São Gonçalo (Jardim Catarina), Duque de Caxias, Areal, Carapebus e Itaboraí (Manilha); além das comunidades da Vila Cruzeiro, do Batan, da Cidade de Deus e do Complexo do Alemão, no Rio. O atendimento na Rocinha é feito na Rua Berta Lutz, s/nº, no estacionamento do Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare, próximo ao Largo da Macumba.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações249
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-itinerante-do-tj-e-inaugurada-na-rocinha/3044425

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)