Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Câmara debaterá anteprojeto que descriminaliza uso de drogas

Publicado por OAB - Rio de Janeiro
há 12 anos

Com 110 mil assinaturas de apoio, a Câmara irá debater um anteprojeto de lei que propõe a descriminalização do uso de drogas. A campanha pela mudança na atual lei foi lançada pela Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD). A ideia é tratar o dependente como caso de saúde, não de polícia. Um grupo de trabalho elaborou o anteprojeto, entregue ontem ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que prevê a descriminalização do porte e do plantio para o uso próprio, transformando o que hoje é crime em infração administrativa.

O anteprojeto será debatido em consulta pública, segundo Marco Maia, para depois tramitar na Casa como projeto de iniciativa popular, ou encampado por um deputado.

Apoio de setor da igreja

O movimento tem o apoio do Viva Rio, de setores da igreja católica e evangélica, entidades ligadas à saúde e segurança pública, parlamentares e políticos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A meta é conquistar 1 milhão de assinaturas de apoio, via internet ou pessoalmente, até o final do ano.

"Não há no projeto a ideia de legalização de drogas e somos rigorosos na defesa da repressão ao tráfico. Dependente é um caso de saúde pública", afirmou o presidente do CBDD e da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Pela proposta, o usuário será examinado por técnicos em saúde. Os representantes das igrejas católica e evangélica, que apoiam o movimento, não aceitam, porém, a descriminalização de quem planta droga.

"A Igreja Católica é a favor da descriminalização do usuário e seu tratamento, mas não aceita o mesmo em relação ao plantio", afirmou o representante da Igreja, Einardo Bingener.

  • Publicações13410
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações50
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-debatera-anteprojeto-que-descriminaliza-uso-de-drogas/100039489

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)