Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado de falsa muleta vai para presídio

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 12 anos

    O advogado Roberto José Nassutti Fiore foi preso no início da tarde de ontem em Araraquara, três dias depois de ter sido flagrado no fórum do município tentando passar a um detento uma falsa muleta que escondia seis telefones celulares.

    O flagrante ocorreu na última segunda-feira e, desde então, Fiore cumpria prisão domiciliar graças a um pedido de habeas corpus concedido parcialmente.

    Na manhã de ontem, porém, o juiz da 2ª Vara Criminal de Araraquara, Marcos Correa, concedeu a prisão preventiva, pedida pela Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual.

    De acordo com o delegado Elton Negrini, Fiore foi surpreendido pela notícia da prisão preventiva ao atender no portão de sua casa os policiais. Ele ainda tentou entrar na própria casa, mas foi impedido por policiais e levado ao complexo penitenciário do município.

    Em 2006, então presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Araraquara, Fiore fez denúncias de maus-tratos a presos desse mesmo complexo penitenciário após uma rebelião - a cena de homens seminus sentados no pátio, no local, com as portas soldadas, foi revelada pela Folha. Ele está preso sozinho em uma sala da área administrativa, com mesa, livros e cama.

    Em entrevistas nesta semana, Fiore disse à reportagem que entregou as muletas ao policial, mas afirmou que não sabia dos telefones celulares e que somente quis ajudar a mãe do preso que estava com o pé enfaixado.

    O advogado Paulo Fernando Ortega, que defende Fiore, já entrou ontem mesmo com um pedido de liberdade provisória e reversão da prisão domiciliar. Até as 19h30, não havia nenhuma decisão sobre o pedido.

    Entre as provas para o pedido de prisão na penitenciária, o promotor de Execuções Criminais Herivelto de Almeida baseou-se na carta apreendida no presídio há um mês, como a Folha publicou nesta semana.

    "Ele [Fiore] faz parte, na condição de advogado, do que eles [membros do PCC] denominam de 'sintonia do gravata', que é quando, além de exercer a sua profissão, ele também exerce atividades para o partido", afirmou Ortega.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-de-falsa-muleta-vai-para-presidio/100047524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)