Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Governo assina convênio para auxílio-transporte a ex-detentos

Publicado por OAB - Rio de Janeiro
há 11 anos

O governador Sérgio Cabral assinou, nesta segunda-feira, dia 8, um convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária e a Federação das empresas de transportes de passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) para a concessão do 'auxílio-liberdade', que irá beneficiar ex-detentos em liberdade condicional com um cartão do bilhete único no valor de R$ 50. A iniciativa foi comemorada pelos integrantes do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (CPERJ).

O objetivo, subsidiar o acesso de egressos ao transporte público, era uma antiga reivindicação das entiades que militam pelos Direitos Humanos. Há inúmeros casos de ex-presos que, ao deixar a prisão, não tinham sequer dinheiro para ir para casa.

"Essa medida vai facilitar muito a ressocialização", afirmou Maíra Fernandes, presidente do CPERJ.

Como os conselheiros são responsáveis, entre outras atribuições, pela cerimônia de livramento condicional, tornou-se comum terem que resolver o problema por conta própria. "Desde que eu era representante da OAB/RJ no conselho, entre 2007 e 2011, lutamos pela implantação dessa medida. Na maioria absoluta das vezes, após o livramento condicional, o preso não tinha dinheiro, muitas vezes voltava à pé para casa, andando quilômetros. Éramos nós, os conselheiros, que tirávamos dinheiro do bolso para que pudessem pagar a passagem de volta", criticou a presidente do conselho.

Um dos representantes da OAB/RJ no CPERJ, Mário Miranda Neto concorda com a crítica. "Essa era uma angústia que existia desde a criação do conselho, do qual Sobral Pinto foi o primeiro secretário. Há 100 anos os conselheiros lidam com essa realidade de ausência de recursos dos egressos, que gerava a necessidade de resolvermos por nossa conta o problema. Esse é um posicionamento imemorial da Ordem, essa demanda é histórica, sempre existiu por parte dos representantes da Seccional no conselho. Nessa gestão, conseguimos a assinatura do convênio, que não deve ser visto como algo negativo e oneroso para a sociedade, e sim como um auxílio importante para a ressocialização", comemorou Miranda.

Além de acompanhar a implementação da medida, o conselho continua reivindicando outras medidas importantes."Queremos que os egressos saiam em liberdade condicional com toda a sua documentação em mãos, com carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor. Muitos entram no sistema prisional sem carteira de identidade e até mesmo sem certidão de nascimento, e o Estado poderia durante o período da detenção regularizar a documentação", disse.

O título de eleitor é o maior problema. "A prisão suspende os direitos políticos, e ao receber a liberdade condicional o egresso ainda não recupera o título de eleitor. Sem esse documento ele não pode tirar outros, como o CPF, o que dificulta a reinserção social. Queremos que ao menos o número do título seja validado, para que a regularização dos documentos seja mais fácil. Não podemos soltar o indivíduo sem oferecer uma perspectiva de recomeço".

Descentralização dos patronatos

Outra demanda antiga do CPERJ, a descentralização dos patronatos, foi atendida recentemente. No dia 4, com a presença de representantes da OAB/Volta Redonda, foi inaugurado um novo patronato naquela cidade, que beneficiará os egressos da região Sul Fluminense. Além de comparecer trimestralmente ao patronato, nesses centros de ressocialização os egressos podem tirar documentos, receber assistência social e psicológica, e participar de oficinas em que aprendem a consertar computadores e eletrodomésticos.

"Antes existiam apenas os patronatos de Benfica, no Rio, e o de Campos. Com o novo em Volta Redonda, os presos daquela região não precisarão mais deslocar-se até a capital, o que muitas vezes é impossível pela ausência de recursos. Poderão aprender um ofício para trabalhar de forma autônoma, e assim recomeçar a vida", explicou Maíra Fernandes. As próximas unidades devem ser instaladas em Neves (região de São Gonçalo), Nova Iguaçu e Região dos Lagos.

O CPERJ conta ainda com outros três representantes da OAB/RJ: Gustavo Filgueiras, Rodrigo de Oliveira Ribeiro e Wagner Rebello de Oliveira.

  • Publicações13410
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1323
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-assina-convenio-para-auxilio-transporte-a-ex-detentos/100447296

Informações relacionadas

Egresso do sistema prisional poderá acessar uma passagem intermunicipal gratuita para sua residência

Meu parente está preso em outro estado. Posso pedir transferência?

Robson Silveira, Advogado
Artigoshá 6 anos

Doutor, meu parente está preso em outro estado e não tenho dinheiro para visitá-lo. E agora?

João Gaspar Rodrigues, Promotor de Justiça
Artigoshá 8 anos

Transporte humanizado de presos

Notíciashá 14 anos

Portal de Oportunidades do CNJ oferece mais de 1.300 vagas para reeducandos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O passe livre para o apenado que está recluso em Guarulhos e será posto em liberdade sendo residente em Cajati-Sp
É assegurado? continuar lendo