Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Universidade Federal de Pernambuco vence I Competição Nacional da Mediação

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 11 anos

    A equipe formada por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a grande vencedora da I Competição Nacional de Mediação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam), o Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ/DFT), na última segunda e terça-feira (12 e 13 de agosto). Os nomes dos primeiros colocados foram anunciados pelo coordenador do Movimento pela Conciliação, conselheiro Emmanoel Campelo, na cerimônia de encerramento do evento.

    Participaram da competição equipes formadas por até quatro alunos de Direito de 25 instituições de ensino em 14 estados brasileiros. "Realmente vocês são vencedores, pois tiveram a coragem e vontade de buscar o novo: ou seja, a cultura do não litígio", afirmou Emmanoel Campelo, ao anunciar os nomes dos primeiros colocados.

    Integraram a equipe da UFPE os estudantes Ana Paula Fernanda Fonseca, de 23 anos e aluna do 8º período do curso de Direito; Emanoel Lúcio da Silva, de 25 anos, do 7º período; Mario Felipe Calvancanti de Souza, de 21 anos, do 6º período e Ayrton Cordeiro de Sousa Absalão, de 21 anos, do 7º período. Os alunos foram preparados pelo professor Frederico Koehler, que os acompanhou na competição.

    Koeheler contou que a ideia de concorrer partiu dos próprios alunos, após verem um post sobre a competição que ele havia publicado no Facebook. "Estou muito feliz e orgulhoso dos meus alunos. Eles realmente fizeram tudo de acordo com o que treinamos; colocaram em prática tudo o que estudamos", afirmou o professor, destacando o pouco tempo que tiveram para preparo cerca de um mês.

    Os alunos também não escondiam a satisfação e a surpresa por terem conquistado o primeiro lugar na competição. "Pensávamos em chegar até as quartas de final, mas fomos passando as etapas, até chegarmos aqui. Foi uma grande surpresa", afirmou Emanoel Lúcio.

    "Estamos muito felizes. Nosso intento agora é colaborar com a faculdade para que esta possa implantar essa disciplina (mediação e conciliação), com mais carga horária, inclusive, para empolgar os alunos a aprender mais sobre essa área", acrescentou Mario Felipe.

    A competição consistiu na simulação de sessões de mediação conduzidas pelos próprios estudantes, sob a supervisão de três jurados. As equipes formadas, por no mínimo, dois estudantes e um professor concorreram entre si, até chegarem à etapa final do concurso. Obteve a segunda colocação a equipe do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). O terceiro lugar foi para duas instituições: o Instituto Vianna Júnior, de Juiz de Fora (MG), e o Instituto de Ensino Superior Cenecista (Inesc), de Unaí (MG).

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universidade-federal-de-pernambuco-vence-i-competicao-nacional-da-mediacao/100651845

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)