Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PF ficará fora de apuração sobre morte de coronel

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 10 anos

    Embora a Comissão Nacional da Verdade tenha pedido ao governo federal a participação da Polícia Federal nas investigações da morte do tenente-coronel reformado do Exército Paulo Malhães, de 77 anos, torturador confesso de presos políticos no período da ditadura militar, o delegado adjunto da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), William Pena Júnior, informou ontem que, inicialmente, não pedirá ajuda à Polícia Federal.

    Por meio da assessoria da Polícia Civil, Júnior explicou que tomou a decisão porque o caso está sendo tratado até o momento como latrocínio (roubo seguido de morte). Mas ele mesmo não descartou outras hipóteses para o crime, como queima de arquivo.

    Na última sexta-feira, a Polícia Federal ofereceu ajuda ao governo do Rio, depois do pedido da Comissão da Verdade, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, conversou com o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, sobre a possibilidade. A ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, também defendeu a participação da PF.

    A partir de hoje, William Pena Júnior deverá ouvir os cinco filhos de Malhães, além de duas ex-mulheres do tenente-coronel reformado. A viúva de Malhães e o caseiro já foram ouvidos. Uma testemunha fez o retrato falado de um dos três criminosos que invadiram o sítio do militar na última quinta-feira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A polícia, no entanto, ainda não divulgou a imagem.

    O corpo de Paulo Malhães estava no chão, de bruços, com o rosto num travesseiro. Os bandidos levaram R$ 700, dois computadores, armas e jóias. A mulher de Malhães e o caseiro da propriedade também foram mantidos reféns. O militar foi enterrado no sábado no cemitério municipal de Nova Iguaçu.

    Ontem, o sítio de Paulo Malhães estava fechado. Um irmão da viúva do militar contou que o local está sendo preservado para as investigações da polícia, e para que parentes evitem contatos com a imprensa. Vizinhos da propriedade, localizada numa área rural de Nova Iguaçu, dominada pelo tráfico, disseram que Malhães era reservado e pouco saía de casa.

    "No dia do crime, não vimos movimentação suspeita. Só fomos saber do passado dele depois que a imprensa informou", disse um morador, que pediu para não ser identificado.

    Apesar da repercussão do caso, William Pena Júnior não esteve ontem na DHBF. No sábado, o delegado adjunto e outros policiais permaneceram no sítio por quase duas horas fazendo perícia complementar. A expectativa era que possíveis testemunhas e familiares fossem ouvidos ainda ontem. Por enquanto, não há data para a reconstituição do crime.

    Como O Globo revelou anteontem, a guia de sepultamento do tenente-coronel reformado informava que a morte foi ocasionada por um edema pulmonar e uma isquemia no miocárdio.

    Para o perito criminal e médico legista Nelson Massini, com base nessas informações, a morte de Malhães não teria ocorrido por algum tipo de violência, como asfixia (uma das hipóteses iniciais da polícia, já que o corpo não tinha marcas de tiro). De acordo com Massini, é provável que o tenente-coronel tenha sofrido um infarto devido à situação por que passou.

    Ainda de acordo com o especialista, a causa da morte apontada na guia de sepultamento, na maioria dos casos, também está registrada na certidão de óbito, não divulgada pela família. Parentes de Paulo Malhães confirmaram que o militar tinha problemas cardíacos.

    Em junho de 2012, pela primeira vez, Paulo Malhães revelou ao Globo detalhes de como era a rotina da Casa da Morte, residência situada em Petrópolis, na Região Serrana. O local funcionava como centro de torturas da repressão. Segundo Malhães, nada ali foi feito à revelia do Centro de Informações do Exército (CIE).

    Em março deste ano, em nova revelação do tenente-coronel ao Globo, ele contou que foi responsável por dar um fim ao corpo do ex-deputado Rubens Paiva: foi encarregado de desenterrar o corpo de Paiva e jogá-lo ao mar.

    Também este ano, em depoimento à Comissão da Verdade do Rio, há cerca de um mês, o militar contou que o destino das vítimas da Casa da Morte era um rio na Região Serrana, e que, para evitar a identificação dos corpos, as arcadas dentárias e os dedos das mãos eram antes arrancados.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pf-ficara-fora-de-apuracao-sobre-morte-de-coronel/117924410

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)