Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desigualdade no acesso à Justiça é 50 vezes maior do que na educação

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 10 anos

    O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, apresentou ao secretário de Reforma Judiciária do Ministério da Justiça, Flávio Caetano, a campanha Mais Justiça. Caetano esteve na sede da Ordem nesta quinta-feira, dia 8, participando da reunião do Conselho Seccional. Na ocasião, recebeu de Felipe uma edição da T ribuna do Advogado de maio, que apresenta um resumo do diagnóstico feito pela diretoria da Seccional fluminense sobre os problemas na primeira instância do Judiciário do estado. Para o secretário, a campanha retrata uma realidade comum aos demais estados da federação e merece ser tratada em âmbito nacional. "O Brasil é mais desigual no acesso à Justiça do que na educação, na expectativa de vida e na renda", comparou ao citar dados do Indicador Nacional de Acesso à Justiça (Inaji).

    De acordo com Caetano, o principal problema da Justiça brasileira está relacionado à má gestão. Hoje, enumerou, há dois milhões de pessoas trabalhando direta ou indiretamente no sistema Judiciário. "São 18 mil juízes, 12.500 promotores, seis mil defensores, 774 mil advogados, 725 mil estudantes de direito e 500 mil servidores. Com este número é possível acreditar em melhorias. Quando olhamos para o Brasil sob a ótica da Justiça, podemos fazer algumas considerações otimistas: O Poder Judiciário é independente, a dificuldade exigida nos concursos públicos e no Exame de Ordem nos dá uma garantia de qualidade desta mão de obra e o nosso arcabouço Jurídico é bom, com leis consideradas exemplares. O único problema é a gestão de toda esta massa. E ainda bem que o problema é só este, pois sendo assim é possível vislumbrar uma solução", acredita.

    A inversão de alocação de recursos humanos, materiais e orçamentários da segunda para a primeira instância, foco da campanha Mais Justiça, é também discutida dentro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), adiantou o secretário. Segundo ele, há uma resolução sendo elaborada pela qual todos os tribunais ficariam obrigados a aportar mais recursos na primeira instância "em que estão concentrados a maior parte dos processos", afirmou. "A Ordem fluminense soube externar muito bem suas preocupações com esta campanha. É a mesma que temos na Secretaria, a de levar mais Justiça a todo o país, em especial às regiões mais abandonadas", disse.

    Para ilustrar os contrastes no acesso ao Judiciário, a Secretaria desenvolveu um ranking, "feito de forma rudimentar", segundo o secretário, em que se soma o número de juízes, promotores, advogados e defensores em cada estado e dividi pelo da população local. A variação entre o estado com maior acesso à Justiça com o menor foi de 1.000%. "No Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) esta variação é de 20%", comparou. "Há 17 estados abaixo da média nacional no Inaji e são justamente os lugares mais pobres os mais afastados do Judiciário. Para superar este problema, somente com mais Justiça", apontou o secretário.

    Apenas 30% das comarcas estão cobertas por defensores públicos. Em Goiás, por exemplo, ainda não existe uma defensoria e em outros estados avançados como Santa Catarina e Paraná as defensorias locais só foram criadas no ano passado, ilustrou o representante do Ministério da Justiça.

    Na tentativa de solucionar os problemas do sistema jurídico brasileiro, a Secretaria, explicou Caetano, também desenvolveu um diagnóstico, "semelhante ao elaborado na campanha da OAB/RJ".

    Números do CNJ mostram que há no Brasil 92 milhões de processos, com uma taxa de congestionamento de 70%. Desse total, 51% são relativos aos governos, 38% ao sistema financeiro, 6% à telecomunicações e 2% à saúde.

    "O que aprendemos e ensinamos na faculdade é o litígio. Há 1.300 faculdades de Direito no Brasil para 1.100 no resto do mundo. São estudantes que neste momento aprendem muito pouco sobre os meios alternativos e métodos apropriados de solução de conflitos. Existe, admito, situações em que a presença do juiz é fundamental para determinar quem tem ou não razão, mas boa parte dos processos que hoje atravancam a Justiça poderia ter sido solucionada através de uma negociação sem a tutela de um magistrado. O país ainda está muito atrasado neste aspecto", observou o secretário.

    A exigência deste conteúdo nos concursos públicos para a área Jurídica e no Exame de Ordem, como uma forma de estimular a reprodução do tema nas salas de aula e nas faculdades de Direito, foi a sugestão apresentada por Caetano.

    A demora com que os processos são julgados foi outro tema duramente criticado por Flávio Caetano. Apesar de não haver um estudo específico sobre o tempo médio, levantamentos recentes, contou, apontam uma espera de dez anos para a conclusão de um processo.

    "Fazer com que um cidadão espere dez anos para solução de um processo é negar o Direito à Justiça. Em definição, a Justiça deve ser contemporânea aos fatos, dez anos é quase uma geração. Ninguém pode esperar este tempo para ter um resultado em um serviço público essencial como é o Judiciário, analisou.

    Para Caetano, o momento é de parcerias e busca por soluções."Ninguém muda nada sozinho. Sou muito otimista. Acredito que nós temos a base e o conhecimento que antes não tínhamos. Estamos lidando com um problema de gestão, de redirecionar nossas prioridades e esforços, mas sabemos exatamente o que deve ser feito para melhorar. Com um trabalho em conjunto aposto na transformação do sistema jurídico brasileiro", defendeu o secretário de Reforma do Judiciário.

    Presidente da Seccional fluminense, Felipe Santa Cruz, enalteceu a visita do representante do Ministério da Justiça e todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria." Este órgão é o responsável por articular os interesses de todos os atores do sistema de Justiça e têm se mostrado disposto a enfrentar o problema ", concluiu o presidente, agradecendo o apoio à campanha Mais Justiça.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3443
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desigualdade-no-acesso-a-justica-e-50-vezes-maior-do-que-na-educacao/118687019

    Informações relacionadas

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 13 anos

    Brasil: o acesso à justiça é desigual

    Bruna Barros, Estudante de Direito
    Artigoshá 11 meses

    Desafios do Acesso à Justiça em Regiões Pobres do Brasil

    A Justiça e Você: discriminação e o preconceito racial

    Artigoshá 4 anos

    As Cortes Internacionais E Regionais

    Maicon Figueiredo, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Acesso à justiça e suas barreiras frente ao sistema de justiça multiportas e a efetividade jurisdicional no Brasil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)