jusbrasil.com.br
23 de Junho de 2017
    Adicione tópicos

    Copa dos advogados - Felipe Santa Cruz

    OAB - Rio de Janeiro
    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 3 anos

    Depois de um hiato de 15 anos, o Rio de Janeiro irá sediar a 22ª Conferência Nacional dos Advogados, em 2014. Considerado a "Copa do Mundo da advocacia", o evento acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, no Riocentro, e já apresenta números sólidos: recorde de 13 mil inscrições (a meta é chegar aos 20 mil), 40 painéis e 180 palestrantes nacionais e internacionais.

    A expectativa é ser o maior da história das conferências. Significativo, portanto, que aconteça no mesmo ano em que esporte (Mundial da Fifa) e cidadania (movimentos populares e eleições) despertam a atenção de todo o país.

    Democracia em pauta

    Com o tema "Constituição democrática e a efetivação de direitos", a 22ª Conferência vai debater melhorias para o Brasil por meio da evolução da Democracia. Palestrantes de renome estão confirmados, como o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro do STF Luís Roberto Barroso; o professor de Direito Administrativo e Direito Fiscal da Universidade de Coimbra, José Canalta Nabais, entre muitos outros.

    Como diz o lema do evento, não há melhor oportunidade para o advogado ser o protagonista da história. Mais informações no site www.conferencia.oab.org.br.

    Rede de atendimento

    Neste mês, a OAB/RJ inaugurou a nova sede da subseção da Pavuna, na Zona Norte do Rio, com instalações que contam com auditório, central de peticionamento e escritório compartilhado. Criada em julho de 2011, a OAB da Pavuna funcionava, até então, em uma sala pequena no Fórum Regional.

    Essa conquista mostra que a entidade está organizada e trabalhando em direção aos interesses da categoria. Afinal, a nova unidade forma uma rede composta por 200 pontos de atendimento em todo o Estado, entre salas instaladas na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal, subseções da Ordem (62 no total) e da própria sede da entidade, na Avenida Marechal Câmara.

    Interior em alta

    A inauguração faz parte do programa de melhorias que a atual gestão da OAB/RJ vem implantando no interior para aprimorar o atendimento aos nossos advogados. É ainda uma das ações resultantes da visita da presidência da Ordem a cada uma das 62 subseções no primeiro trimestre do ano.

    Sem burocracia

    Acolhendo solicitação da OAB/RJ, a Corregedoria-Geral da Justiça Federal autorizou que advogados levantem mandados de pagamento apenas com a procuração inicial do processo, desde que com poderes para receber e dar quitação. A medida foi considerada uma vitória para a Comissão de Defesa dos Credores Públicos - Precatórios da OAB/RJ. A medida era necessária para reduzir a enorme burocracia da liberação de recursos.

    O conteúdo e as opiniões apresentadas nesta coluna sáo de inteira responsabilidade do titular.

    Coluna publicada no jornal O Fluminense.

    Felipe Santa Cruz é presidente da OAB/RJ.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)