Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Herança: IR não incide sobre venda de imóvel

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 16 anos

    Do Jornal do Commercio A 2a Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que lucros imobiliários, diferença entre o valor de compra e o de venda, não podem ser tributados pelo Imposto de Renda se o imóvel foi fruto de herança. O ministro Castro Meira, relator do caso, foi seguido com unanimidade pela Turma.

    De acordo com o STJ, um herdeiro de imóvel do Rio de Janeiro, ao vender o bem, foi taxado pelo Imposto de Renda. O autor da ação procurou a Justiça, mas o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) considerou que, de acordo com a Portaria 80 de 1979 do Ministério da Fazenda, o fato de o imóvel ter sido herdado não o exclui de dedução do Imposto de Renda no ato da venda e ressaltou que o Decreto-lei 1.641 , de 1978 é evento gerador de imposto.

    Portaria Segundo entendimento do Tribunal, a Portaria 80 estipula que o valor do cálculo utilizado é o da aquisição do imóvel por quem deixou a herança.

    A defesa do herdeiro recorreu ao STJ e alegou que os artigos 97 , 99 e 109 do Código Tributário Nacional (CTN) foram desrespeitados. Segundo a alegação, o artigo 97 prevê que apenas lei pode criar, diminuir ou ampliar impostos e definir o seu fato gerador. Já o artigo 99 estabelece que decreto só pode atuar nos limites da lei, e o artigo 109 define como os princípios gerais do direito devem ser aplicados à legislação tributária.

    O ministro Castro Meira afirmou, em seu voto, que a Portaria 80 se refere a processos que só podem ser tratados por lei e é considerada ilegal. Meira disse ainda que Decreto-Lei 94 de 1966 revogou a Lei 3.470 , de 1958, que autorizava a cobrança do IR em imóveis herdados.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28437
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/heranca-ir-nao-incide-sobre-venda-de-imovel/127715

    Informações relacionadas

    Inventariando e Partilha, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Vendi um imóvel de herança. Preciso pagar imposto de renda sobre essa venda?

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 16 anos

    É ilegal cobrar IR sobre o lucro imobiliário obtido na venda de imóvel recebido por herança

    7 casos que dispensam pagar IR pelo lucro com venda de imóveis

    Ganho de capital: saiba quando não é preciso recolher Imposto de Renda.

    DellaCella Souza Advogados, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Na venda de imóveis de herança, lucro é calculado sobre valor do inventário

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)