Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara do Rio tem 93% de projetos irrelevantes

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 16 anos

    Do Jornal O Globo

    A Câmara dos Vereadores do Rio legisla, principalmente, para batizar ruas e homenagear pessoas. De cada cem projetos de lei apresentados na Casa, 93 são considerados irrelevantes.

    Esta é a conclusão de um estudo divulgado ontem pela ONG Transparência Brasil, que analisou, entre 2005 e 2008, quase 3 mil proposições apresentadas pelos vereadores em plenário.

    Destas, pouco mais de 1.500 foram aprovadas, mas apenas 200 das que viraram lei tratam de questões que contribuem para a melhoria da vida na cidade.

    A Transparência Brasil considerou irrelevantes projetos de lei como homenagens a pessoas e instituições, batismo e rebatismo de logradouros públicos, atribuição de símbolos (bandeiras e brasões) a entidades diversas, designação de cidadesirmãs e inclusão de datas comemorativas no calendário.

    Entre os vereadores, a média na apresentação de matérias relevantes para o Rio foi de 9,4%.

    Um exemplo é o projeto de lei 846/2006, da vereadora Cristiane Brasil (PTB). Ela propôs aos colegas que o presidente da Bolívia, Evo Morales, fosse declarado como persona non grata no município do Rio.

    Propostas sem importância têm tramitação rápida

    O vereador que mais apresentou projetos relevantes foi o presidente da Casa, Aloísio Freitas (DEM), de acordo com a Transparência Brasil. Mesmo assim, apenas um quarto (25,5%) de suas propostas tem impacto na vida dos cidadãos cariocas.

    Há quatro vereadores que têm 0% no índice de relevância no estudo, ou seja, nenhum de seus projetos enviados à mesa são relevantes.

    A lista é multipartidária: Roberto Monteiro (PCdoB), Wilson Leite Passos (PP), Alberto Salles (PSC) e Luiz André Deco (PR).

    Os projetos irrelevantes também têm tramitação rápida e conseguem mais sucesso nas votações. Das 1.612 propostas consideradas inúteis para a população como um todo, 1.363 foram aprovadas (eficiência de 84,6%). Dos temas considerados relevantes (1.366), que tratam de educação, utilidade pública, cultura, saúde, en 55f tre outros, apenas 209 viraram lei (15,3%).

    O orçamento da câmara carioca também é um dos mais caros do país. Para 2008, estão previstos R$ 298 milhões, cerca de R$ 5 milhões e 970 mil reais para cada vereador. O estudo está disponível no site www.excelencias.org.br/PLsRJ.pdf. No endereço www.excelencias.org.br/@pls.php está publicada a lista completa de projetos de cada vereador.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações382
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-do-rio-tem-93-de-projetos-irrelevantes/128332

    Informações relacionadas

    Pallotta Martins e Advogados, Advogado
    Artigosano passado

    Filtro de Relevância: EC 125/22. Considerações Gerais

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 5 anos

    TOP 10! Veja lista dos projetos de lei mais inusitados na Câmara e no Senado

    Andre Candido Almeida, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    Dinheiro público – prioridade ou desperdício

    Cléber Ignácio da Silva, Auditor
    Artigoshá 7 anos

    Combate à corrupção e ao desperdício em obras públicas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)