Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Magistrados defendem a Justiça Agrária

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 15 anos

    A criação e implantação da Justiça Agrária como remédio jurídico capaz de solucionar conflitos no campo foi defendida, por unanimidade, na última quarta-feira, durante o I Encontro do Fórum Nacional para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos, em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

    A sugestão deve ser encaminhada para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Incra, ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e ao Ministério do Planejamento.

    A proposta sugerida por juízes de diversos estados também teve adesão da procuradora-geral do Incra, Gilda Diniz dos Santos. De acordo com Gilda, um dos gargalos apontados para a implantação de assentamentos no País é a demora do Judiciário em emitir pareceres sobre os processos de desapropriação.

    Segundo ela, existem mais de 180 processos esperando a decisão da Justiça. Se aprovadas, essas novas áreas poderiam beneficiar 11 mil famílias, afirmou Gilda.Para o gestor da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, Gersino José da Silva Filho, a implantação da Justiça Agrária deveria contemplar também a existência de defensorias agrárias, assim como polícia militar e civil agrárias, em âmbito federal e estadual.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrados-defendem-a-justica-agraria/1945909

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)