Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Previdência: benefícios concedidos entre 1977 e 1988 podem ser revisados

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 14 anos

    A Justiça Federal do Rio reconheceu o direito de aposentados e pensionistas do INSS que tiveram benefícios concedidos entre 17 de junho de 1977 e 10 de outubro de 1988 a recorrerem para receber diferenças em atrasados pela revisão na ação que ficou conhecida como OTN/ORTN. A correção pode atingir até 62,5%. Os retroativos superam a 60 salários mínimos (R$ 27.900), dependendo do caso.

    Não se trata do mérito da ação, mas é referente ao período para entrar com o processo, porque havia entendimento geral de que as ações prescreveriam em 10 anos, em 1998.

    Quem ainda não moveu ação pode começar a pensar nisso.

    O Tribunal Regional Federal da 2ª Região deu vitória à Anacont, que pediu a derrubada da decadência nesse caso específico.

    Mas a revisão vale em ação coletiva. Se entrar individualmente, o segurado cai na prescrição. "A única forma de buscar tal revisão é por meio desta ação civil pública em decisão que abrange o Rio e o Espírito Santo.Houve novo recurso, desta vez ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), último instância.

    Estamos no aguardo da decisão para dar continuidade a execução", explica José Roberto de Oliveira, presidente da Anacont. No País, há 1,4 milhão de aposentados e pensionistas com direito. Boa parte não recorreu.

    O recurso especial do INSS chegou ao STJ há quase 40 dias. Se o tribunal decidir que não há decadência, será possível entrar com ação nas defensorias públicas, com advogados particulares e nos juizados especiais federais.

    O advogado Cláudio Santos explica que, enquanto aguarda posição do STJ, o segurado deve reunir documentos para a execução: "É importante pedir ao INSS a relação de salários de contribuição de 1977 a 1988, que serviram de base à renda mensal inicial. O INSS não mandava a relação para o segurado. Tem que ir lá requerer".

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2701
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/previdencia-beneficios-concedidos-entre-1977-e-1988-podem-ser-revisados/1999503

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional Federal da 2ª Região
    Jurisprudênciahá 21 anos

    Tribunal Regional Federal da 2ª Região TRF-2 - APELAÇÃO CIVEL: AC 96829 96.02.00908-0

    Contestação - TRF01 - Ação Pensão por Morte (Art. 74/9) - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

    Notíciashá 22 anos

    INSS terá de rever aposentadorias concedidas entre 1977 e 1988

    Euzelita Sc, Estudante de Direito
    Artigoshá 3 anos

    Linha do tempo para o nascimento da Previdência Social

    Dica De Ouro, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Saiba o que é Revisão ORTN e quem pode solicitar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)