Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Seção deve julgar ação de cobrança de honorários

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 14 anos

    Da revista eletrônica Conjur

    17/09/2010 - Compete aos ministros da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça apreciar Recurso Especial sobre o pagamento de honorários advocatícios de defensor dativo designado para atuação em processo criminal. A decisão unânime é da Corte Especial da STJ. O processo foi distribuído originariamente ao ministro Castro Meira, integrante da 1ª Seção, que determinou a redistribuição do recurso a um dos ministros da 3ª Seção, sob o fundamento de que a ação de cobrança de honorários advocatícios teve origem em procedimento criminal.

    O desembargador convocado Celso Limongi, da 3ª Seção do Tribunal, suscitou o conflito de competência. Alegou que "o feito que originou o presente recurso especial é uma ação de cobrança que tramitou, desde seu início, no juízo cível", portanto "a natureza da relação jurídica litigiosa foge à esfera penal".

    O relator do conflito, ministro Felix Fischer, destacou que a ação de cobrança se originou na 1ª Vara Cível da Comarca de Vacaria, no Rio Grande do Sul, tendo seu trâmite integral perante a esfera cível, e não criminal.

    Segundo o vice-presidente da Corte, é firme a jurisprudência do STJ no sentido de que a sentença que fixa os honorários a serem pagos pelo Estado ao defensor designado para assistir pessoas necessitadas constitui título executivo judicial certo, líquido e exigível.

    "Assim", assinalou o ministro em sua decisão, "tratando a matéria de ação de cobrança de título executivo certo, líquido e exigível contra o Estado, e não possuindo qualquer relação de dependência com o direito penal em geral, ou benefícios previdenciários, o que determinaria a competência da Terceira Seção, deve o recurso especial ser apreciado pelo ministro integrante da Primeira Seção do STJ".

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-secao-deve-julgar-acao-de-cobranca-de-honorarios/2378296

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)