Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil é campeão mundial de reclamações trabalhistas

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 13 anos

    Do jornal Brasil Econômico

    08/07/2011 - Estudo do sociólogo José Pastore, especialista em relações do trabalho, mostrou que o Brasil é campeão mundial em ações trabalhistas. São cerca de dois milhões de processos ao ano, um número muito maior do que nos Estados Unidos, por exemplo, onde são 75 mil ações anuais, na França, com 70 mil, ou Japão, com 2,5 mil processos por ano.

    De acordo com o levantamento de Pastore, para cada R$ 1.000 julgados, a Justiça do Trabalho gasta aproximadamente R$ 1.300.

    Na avaliação de especialistas, esse quadro é consequência de uma legislação trabalhista ultrapassada e extremamente detalhista. "A rigor, existe uma cultura de litigiosidade no Brasil, e isso acaba sendo empurrado pelo próprio empregador. Sabe-se que a falta de estrutura material e de recursos humanos da Justiça acaba resultando em morosidade, o que contribui também para a demora do pagamento de direitos trabalhistas", avalia Eli Alves da Silva, presidente da Comissão de Direito Trabalhista da OAB/SP.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-e-campeao-mundial-de-reclamacoes-trabalhistas/2768743

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)