Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Autos de resistência no RJ: só 3,7% dos casos viraram processo

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 12 anos

    A investigação dos homicídios apresentados à Polícia Civil do Rio como "autos de resistência" (quando um suspeito é morto pela polícia durante ocorrência) é realizada com menos empenho do que a apuração dos demais crimes, indica pesquisa do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por isso, quase nenhum policial investigado por ocorrência do tipo é punido.

    Em 2005, por exemplo, 707 suspeitos morreram em 510 autos de resistência.

    Foram instaurados 355 inquéritos policiais, segundo a Polícia Civil, e desses, três anos depois, só 19 haviam se tornado processos. Outros 15 estavam em delegacias especializadas, em situação indefinida. Dos 19 processos, 16 foram arquivados a pedido do Ministério Público, dois ainda tramitavam e só um havia levado à condenação.

    Coordenada pelo sociólogo Michel Misse, a pesquisa acompanhou a investigação, pela polícia, e o trâmite dos processos penais, na Justiça do Rio, de casos ocorridos entre 2001 e 20011.

    Nesse período, segundo dados oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP), mais de 10 mil pessoas foram mortas em confronto com a polícia no Estado.

    Os pesquisadores acompanharam casos que chegaram aos promotores da 1.ª Central de Inquéritos, a uma delegacia da zona norte da cidade e às quatro Varas dos Tribunais do Júri, no Tribunal de Justiça do Rio. Também foram feitas entrevistas com policiais militares e civis.

    "Essa pesquisa demonstrou a baixa qualidade dos inquéritos instaurados para a apuração dos autos de resistência e a decorrente falta de elementos probatórios, seja para confirmar ou refutar a versão de legítima defesa. A tendência observada é o arquivamento da maioria dos inquéritos e processos instaurados para a apuração dos casos registrados sob esta rubrica, prevalecendo a narrativa inicial apresentada pelos policiais" , afirma o relatório final da pesquisa. "O delegado que preside o inquérito costuma assumir, desde o momento da sua instauração, a versão de que os policiais atiraram em legítima defesa, conduzindo as investigações de modo a corroborar tal versão", afirma Misse.

    No Estado do Rio, em 2008, houve 1.137 vítimas de autos de resistência e 26 policiais mortos, ou seja, para cada policial morto, houve 43,7 civis mortos. A Secretaria de Segurança disse que não se pronunciará sobre a pesquisa.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1529
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/autos-de-resistencia-no-rj-so-3-7-dos-casos-viraram-processo/3134972

    Informações relacionadas

    Milena Peixoto, Bacharel em Direito
    Artigoshá 4 anos

    Auto de Resistência

    Justificando
    Notíciashá 7 anos

    Autos de resistência como forma jurídica da política de extermínio de pessoas

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Autos de resistência: destaque de um falido modelo de investigação criminal

    Flávio Tartuce, Advogado
    Notíciasano passado

    Resumo. Informativo 756 do STJ.

    Justificando
    Notíciashá 9 anos

    Orlando Zaccone: autos de resistência legitimam extermínio como Política de Estado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)